domingo, 1 de agosto de 2010

Are You Ready For This?

Primeiro observe a imagem abaixo, ela te faz lembrar alguma coisa?





Tantos perigos, tudo ao redor do pequeno parece querer devorá-lo. É uma prova de fogo! Pra mim o nome disso é: mercado de trabalho.

Na sexta-feira eu conversava com um colega do curso e falávamos sobre o medo de formar e não conseguir logo um emprego digno. Isso não é novidade neste país. Uma pessoa
teoricamente preparada não quer dizer muita coisa diante de um mundo selvagem e capitalista. Fico feliz em saber que a maioria dos meus colegas fazem parte do processo de estágio em boas empresas, mas isso também não garante a contratação imediata no final da graduação.

Se a cerimônia de colação de grau surgiu na idade média e, abarca em sua realização diversos significados, os mesmos parecem se perder na atualidade. Eu não vou ficar aqui falando sobre as vestes ou significados das pedras de cada curso, mas queria colocar que ,ao meu ver, se graduar em um passado não muito distante(estamos agora na geração do meu pai), era sinônimo de independência ou de um emprego garantido-estou errada? Hoje em dia é assim: graduar é bom, mas se você puder sair com o pé na Pós-graduação, faça isso, aliás, sem Pós ou Mestrado acredito que sua graduação valha muito pouco.

É por isso que neste semestre eu vou ter que sugar até a última gota de disposição e dar conta das matérias do semestre (7), desenvolver a monografia, terminar as aulas de inglês (eu ainda faço isso 8-|?), dar continuidade às aulas de français , dar um jeito de fazer os cursos que te ensinam a mexer nos programas do Microsoft Office e claro, manter o bom humor. Pra falar a verdade eu ficaria triste se não fosse assim, tem gente no mundo com coisas mais difíceis de resolver.

Mas, voltando à idéia do mercado de trabalho, a crueldade é sentida principalmente quando você está fora dele. As oportunidades não caem do céu e a maioria das entrevistas que você irá fazer, há grande chance que alguém já tenha sido indicado para ocupar o cargo. É o famoso QI- Quem Indica. É assim que as coisas funcionam. Quando você está dentro do mercado é ótimo, mas algumas situações te fazem lembrar que o espírito ainda é de guerra,isso se faz muito claro nas negociações. Quando eu vou atender um cliente, posso ver no rostinho concentrado dele a seguinte frase: eu sei que você só quer o meu dinheiro. Não vou ser hipócrita, mas daí tem que entrar aqueles dons para mostrar pra ele que não é bem assim, mas a grana faz parte da jogada e no final das contas, se você não pegar a grana dele é você que vai para o beleléu.

Acredito que a melhor maneira de encontrar um bom lugar no mercado é:

1 -Estude muito e se prepare. Os conteúdos teóricos te ensinam a pensar e fazer a prática de maneira diferente, e não igual a todo mundo.

2- Seja bom no que você faz. A excelência começa nas mínimas coisas. Se você quer ser empresário, seja primeiro vendedor e entenda como um vendedor deve se comportar para ter sucesso. Se ele tem sucesso, sua empresa terá sucesso, afinal cada degrau é importante para manter a escada intacta.

3- Esteja ligado na atualidade. Não adianta viver dentro de um cubo de paredes fechadas e achar que as suas idéias te levarão longe custe o que custar. Os meios estão por aí e você pode pensar em algo que muitos depois vão dizer: por que eu não pensei nisso antes?

4 - Não tenha medo! Já dizia Fernando Sabino: Faça do medo uma escada (escutei essa em uma solenidade de colação de grau, sempre dá pra pegar umas frases poderosas nessas situações).

5- Inove e ouse. Faça isso com elegância e respeito.

E por fim, siga a sua intuição. Apesar de ser algo extremamente subjetivo eu penso que é válido. A física quântica anda estudando isso, daqui a alguns anos será possível saber algo mais concreto, veremos.

Bom, tudo isso porque eu vi aquele ratinho com o capacete, preparado para o que der e vier! Valeu pela inspiração. Nada de se esconder na toca, vamos à luta!

Getcha head in the game - video - yeah men!
A imagem utilizada foi retirada deste site.

Nenhum comentário: